DIA DOS PAIS

Dia dos Pais: do exemplo à missão, trajetória que inspira

Este ano, o Dia dos Pais é celebrado no dia 10/08
Publicada em: 10/08/2025 05:50
Imprimir
Fonte: Agência Força Aérea, por Tenente Johny Lucas
Edição: Agência Força Aérea

    No segundo domingo de agosto, o Brasil celebra o Dia dos Pais, uma data que vai além das homenagens simbólicas. É o momento de reconhecer exemplos, resgatar memórias e valorizar os laços que moldam trajetórias de vida.

Pais são figuras de referência que inspiram, orientam e compartilham valores que atravessam gerações. Seja no silêncio de uma presença constante ou nos ensinamentos transmitidos em pequenos gestos, eles têm o poder de transformar o cotidiano em lições de vida. No seio da família e também nas instituições, sua atuação forma pilares de caráter, coragem e comprometimento.

Na Força Aérea Brasileira (FAB), entre tantas histórias que refletem esse legado, destaca-se a do Primeiro-Sargento Francival Ramos de Oliveira e de seu filho, o Segundo-Sargento Francival Ramos de Oliveira Júnior, ambos Especialistas em Mecânica de Aeronaves. O pai atua no Grupo de Transporte Especial (GTE) e o filho no Grupo Logístico (GLOG), ambos na Base Aérea de Brasília.

Desde a infância, Francival Júnior se encantava com o universo da aviação ao lado do pai. Observava com admiração a dedicação, a disciplina e a paixão com que ele desempenhava sua função. Inspirado por esse exemplo, decidiu seguir os mesmos passos e hoje atua ao lado do pai, dividindo não apenas o nome, mas também a responsabilidade de manter os aviões da FAB sempre prontos para cumprir sua missão.

“Nosso trabalho envolve bastante conhecimento técnico, a gente tem que estudar bastante, estar sempre por dentro das legislações, aderir a normas, procedimentos, porque tudo isso, o conjunto de tudo isso leva à segurança de voo, que é o nosso principal objetivo, é voar com segurança”, afirma o Segundo-Sargento.

A referência ao pai é lembrada com carinho desde antes da escolha da profissão. “Sempre que eu perguntava alguma coisa, ele me respondia de maneira envolvente e apaixonante”, recorda, com gratidão.

Mais do que garantir o pleno funcionamento das aeronaves, eles sabem que seu trabalho está diretamente ligado a vidas. Em cada missão, seja no transporte de órgãos, no apoio a autoridades ou em ações humanitárias, o cuidado técnico se transforma em cuidado humano.

Neste Dia dos Pais, a Força Aérea Brasileira celebra não apenas a paternidade biológica, mas todos aqueles que assumem com dedicação o papel de guiar, proteger e incentivar. Que as histórias como a do Sargento Francival e de seu filho continuem a nos lembrar do valor dos bons exemplos e da força que vem do afeto, da união e do propósito compartilhado.

Fotos: Sargento Vanessa Sonaly / CECOMSAER